Em 1996 o Museu Quinta das Cruzes equipou o seu Serviço Educativo com meios técnicos e humanos para que os seus espaços museológicos fossem rentabilizados como recursos pedagógicos.
Este Serviço tem como principal função estabelecer a comunicação entre o Museu e os “públicos” seus utilizadores. Para os cativar é necessário criar pontos de interesse, motivações e formas de diálogo permanente.
O Serviço Educativo tem ainda como objectivo primordial estimular hábitos de visita a museus, a divulgação e o estudo das suas Colecções.
A pensar na comunidade escolar e na educação para a cidadania são desenvolvidas actividades de Educação Patrimonial e Ambiental, que envolvem diversos níveis de ensino das escolas da Região Autónoma da Madeira.
Essas actividades manifestam-se em abordagens lúdicas no processo de ensino-aprendizagem que envolvem as colecções do Museu, a história da Quinta das Cruzes e a história da Madeira.
A informação é tornada acessível aos diferentes graus de ensino e traduz-se de várias formas: visitas guiadas, orientadas e temáticas; ateliers/oficinas pedagógicas com actividades de expressão plástica; modelação e decoração das peças executadas; origami e trabalhos executados em pasta de papel reciclado, etc.
O Serviço Educativo do Museu Quinta das Cruzes orienta visitas guiadas, quando solicitado, mediante marcações prévias por telefone, fax ou e-mail.
Todas as marcações devem ser confirmadas pelo serviço.
O Serviço orienta também professores e educadores na preparação de outras actividades.

Horário das visitas guiadas e outras actividades:
3ª feira a 6ª feira das 10h00 – 12h30; 14h00 – 17h00.

Horário de marcação:
2ª feira a 6ª feira das 10h00 – 12h30; 14h00 – 17h00.

Contacto: mqc.drac.drt@gov-madeira.pt