A Biblioteca do Museu Quinta das Cruzes reúne um acervo bibliográfico relacionado com as colecções e vocação do próprio Museu. Inicialmente constituída com o objectivo de servir de apoio aos serviços técnicos de investigação do Museu, tornou-se progressivamente em centro documental de apoio ao estudo generalizado das Artes Decorativas.
A Biblioteca foi constituída com base em legados e doações de espécies bibliográficas (onde se destaca a do dr. José Leite Monteiro e, mais recentemente, da Fundação Calouste Gulbenkian), sendo maioritariamente constituída por documentos impressos, dos quais se destacam as monografias e as publicações periódicas. Possui também algum material iconográfico.
O serviço de referência é constituído por um conjunto de obras: enciclopédias gerais, nacionais, estrangeiras, bem como obras especializadas nas áreas de artes decorativas, museus, arte portuguesa, dicionários e índices.
O fundo bibliográfico da Biblioteca reúne obras temáticas de Cerâmica, Mobiliário, Ourivesaria, Pintura, Antiguidades, Museologia, História, Arte, Património, História da Madeira, etc.

 

Em 2003 iniciou-se o processo de informatização da Biblioteca, cujo objectivo primordial foi o tratamento da informação, a sua especialização tornando mais fácil o acesso ao público e disponibilizando alguns recursos de informação especializados nas áreas de artes decorativas e história local.
Presentemente os serviços da Biblioteca dirigem-se a dois tipos de utilizadores: internos (técnicos e colaboradores do Museu) e externos (docentes, estudantes, investigadores das áreas de museologia, património e história regional), disponibilizando a consulta local de documentos, reprodução de documentos, e outros serviços relacionados com o seu acervo documental.

 

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Técnico responsável: Luís Sena
Contacto: mqc.drac@madeira-edu.pt

 Regulamento da Biblioteca.pdf (download)

Pesquisar no catálogo da Biblioteca

 

 

 

Acervo Documental doado pelo Dr. José Leite Monteiro (1898-1963)

 EXLIBRIS, José Leite Monteiro

São mais de uma centena e meia os livros e revistas que constituem o acervo documental doado pelo Dr. José Leite Monteiro ao Museu Quinta das Cruzes. Foi um núcleo bibliográfico importante na constituição da Biblioteca do Museu, pela sua especificidade temática: Artes Decorativas, História da Arte e Museologia.
Nas suas obras, encontramos de tudo um pouco, desde os grandes pintores nacionais e estrangeiros, aos museus, aos seus catálogos e exposições, à música, ourivesaria, cerâmica, escultura, arquitectura, mobiliário e coleccionismo.





Acervo Documental doado pela Fundação Calouste Gulbenkian

Catálogo de Escultura francesa, Fundação Calouste Gulbenkian 

No decorrer de 2006, a Fundação Calouste Gulbenkian disponibilizou-se para oferecer aos Museus que integram a Rede Portuguesa de Museus algumas das suas edições. Deste conjunto faziam parte, designadamente, catálogos de exposições e monografias de temáticas diversas, desde as Artes Decorativas, passando pela História de Arte portuguesa e a Arte Islâmica.
A generosa oferta, à qual o Museu Quinta das Cruzes aderiu, permitiu a incorporação de um total de 185 livros no acervo bibliográfico desta instituição.
Este conjunto significativo de espécies bibliográficas veio enriquecer substancialmente o núcleo dedicado às Artes Decorativas da Biblioteca do Museu, permitindo melhores condições de pesquisa e investigação das colecções, bem como uma maior diversidade de títulos temáticos que agora se encontram disponíveis para os utilizadores.