20 de Agosto de 2017
  • Notícias

Notícias

  • Um Atento Olhar

    Está patente no Museu Quinta das Cruzes a exposição temporária Um Atento Olhar, a última mostra a integrar o ciclo de exposições do projecto EXPERIÊNCIAS PARTILHADAS 2011. 

    Esta exposição ilustra, através de fotografias do espólio do Museu-Photographia “Vicentes”, a vivência na Ilha da Madeira do final do século XIX a meados do século XX. 

    “A Ilha está toda ali: obras publicas, a faina vinhateira e da apanha da cana-de-açúcar, o mundo rural das bordadeiras, a paisagem e o ócio dos seus habitantes, a solenidade de uma visita régia, os doentes de tísica, “a colónia estrangeira”, o exílio de aristocratas e burgueses em vilegiatura…” [José Sainz - Trueva in Obras de Referência dos Museus da Madeira, p. 242].

  • O Museu Quinta das Cruzes foi distinguido com o Selo de Excelência "Best Of Madeira 2015", na categoria “Best Places to Visit”.  

  • Senhor não identificado,escola portuguesa, ca. 1830-40

     

    O MQC disponibiliza o desdobrável “Roteiros MQC ?O Retrato”, onde se aborda a retratística que integra a exposição permanente permitindo ao visitante acompanhar o evoluir do género desde o século XVIII ao século XIX, conhecendo algumas das personagens e artistas que chegam até nós numa história com duzentos anos.

  • 18.05.2015

    Programa

     

    O Museu Quinta das Cruzes celebra a 18 de maio o Dia Internacional dos Museus, criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com a apresentação de um programa estruturado de acordo com o tema proposto para o ano de 2015, Museus para uma sociedade sustentável, que segundo as diretrizes do ICOM “visa promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza”.

  • 16.05.2015
    Programa

     
    O Museu Quinta das Cruzes celebra, no próximo dia 16 de Maio, a 11ª edição da Noite Europeia dos Museus, iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura e Comunicação francês na qual participam museus de cerca de 40 países europeus, entre os quais, o Museu Quinta das Cruzes que, desde 2006, participa com um programa de atividades que inclui a abertura do museu ao público, em horário prolongado (período noturno) e com entradas gratuitas, visitas guiadas, espaço infantil e momento musicais.

  • Concurso "A minha Escola adopta um Museu, um Palácio, um Monumento..."

    Pela 5ª vez o concurso “A minha escola adopta um museu, um palácio, um monumento…”, resultante da parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cultura, envolveu as escolas da Região Autónoma da Madeira e o Museu Quinta das Cruzes.

  • Biblioteca do Museu Quinta das Cruzes

    Já se encontra disponível, para consulta on-line, o catálogo da Biblioteca do Museu Quinta das Cruzes, e que inclui mais de 6 000 espécimes bibliográficas, disponibilizando aos seus utilizadores um acervo especializado em Artes Decorativas, História da Madeira e Património, bem como noutras áreas relacionadas, como a Conservação e Restauro, Museologia, etc.

  • Exposição Para Além do Olhar

    Inaugurado dia 17 de maio, este projeto expositivo, desenvolvido em parceria com a Escola Secundária Francisco Franco, apresenta trabalhos realizados por alunos a partir de peças expostas no museu.

    "O museu é mais do que um espaço físico de guarda e exposição de objetos, é um lugar de experiências, descobertas e aprendizagens."

  • Noite Europeia dos Museus 2011

    O Museu Quinta das Cruzes associou-se, uma vez mais, às comemorações da Noite Europeia dos Museus (14 de Maio) e Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), cuja temática versou, em 2011, sobre Museus e Memória: os objectos contam a sua história.
    No cômputo geral, destes dois dias, a que acresce o prolongamento das actividades educativas nos dias 19 e 20 de Maio, passaram pelo museu e participaram nas actividades organizadas, 950 visitantes, destacando-se dentre estes uma cada vez maior participação do público jovem.

  • No passado sábado, dia 21 de maio, o Museu Quinta das Cruzes participou na 12ª edição da Noite Europeia dos Museus, iniciativa criada em 2004, pelo Ministério da Cultura e Comunicação Francês, com a abertura do museu em horário prolongado (19h00 às 0h00) e com entradas gratuitas.