O lançamento online no site do museu dos Boletins MQC nº 12 e Infantil nº9 marcou o início das comemorações do DIM. Estas edições anuais têm por objetivo disponibilizar informações adicionais sobre o Museu, as suas coleções, serviços e atividades, ao público adulto e infantojuvenil.

A par das edições, esta data foi marcada pela abertura ao público da exposição temporária “A Paisagem na Obra de Emily Geneviève Smith”, que reúne desenhos e gravuras da Ilha da Madeira do século XIX. A artista esteve de passagem no Funchal entre 1941 e 1943 a acompanhar o seu marido, o reverendo Reginald Smith, que se encontrava doente com tuberculose avançada. Durante a sua estadia produziu desenhos e aguarelas dedicados à paisagem e costumes da Madeira e que foram reunidos num álbum, cuja capa integra esta mostra expositiva.



     

No âmbito desta comemoração foram realizadas duas visitas temáticas (às 11h00 e às 15h30) intituladas “O Olhar do viajante na representação paisagem insular”, para o público adulto, e que pretendeu explorar um conjunto de desenhos, gravuras e pinturas que integram a exposição permanente, produzidas por estrangeiros na passagem pela Ilha no século XIX.


   


À semelhança dos anos anteriores, a adesão por parte do público foi positiva, dando origem à realização de 2 visitas gerais às coleções do museu, a grupos organizados que tomaram a iniciativa de visitar este espaço, nomeadamente o CAO de Santo António, o CAO de São Pedro e o Centro Cultural e Recreativo de São Bento.


       


Durante o período da tarde foram realizados 2 Ateliês Musicais, dedicados aos instrumentos musicais tradicionais madeirenses e coordenados pelo professor Vítor Sardinha, a um grupo de 45 alunos da Escola Básica e Secundária da Ponta de Sol.


   

Ao longo do dia (10h00 às 17h30), registou-se a passagem de 494 visitantes no Museu Quinta das Cruzes, entre os quais, 287 estrangeiros, 207 nacionais e 105 estudantes.

 Estes números revelam uma tendência crescente na participação do público na comemoração do Dia Internacional dos Museus.