Ao longo destes dias, a animação do museu e dos seus espaços, e o sentimento transmitido por quem viveu estas comemorações leva-nos a concluir que os objectivos a que o Museu Quinta das Cruzes se propôs foram inteiramente conseguidos, com a participação de todos os que nos visitaram e dos que trabalharam para que os mesmos se realizassem. A todos os participantes deixamos o nosso agradecimento.

Noite Europeia dos Museus
Na Noite Europeia dos Museus (14 de Maio), o museu abriu as suas portas entre as 20h00 e as 24h00, e contou com 348 visitantes, com destaque para os mais pequenos que aderiram com entusiasmo à novidade do Espaço Infantil, uma sala dedicada aos mais novos, onde as actividades e a temática das colecções eram abordadas numa componente lúdica, e que se revelou um espaço bastante movimentado e vivido por estes participantes especiais.
Ao longo da noite, foram realizadas diversas visitas, umas de carácter geral, outras integradas na actividade Conversas Temáticas, e que possibilitaram um contacto mais informal entre os técnicos do museu e os visitantes, e que se revelaram verdadeiros espaços de comunicação e conversa.
Estas actividades, foram pontualmente intervaladas com a animação dos espaços ajardinados, e contaram com a abertura da cafetaria e do Orquestrofone, que tocou ao longo de toda a noite.
Ainda no âmbito das actividades programadas a divulgação dos Boletins do museu (Boletim do Museu Quinta das Cruzes n.º 7 e Boletim Infantil n.º 4), de distribuição gratuita nestes dias, foi acolhida com agrado por adultos e pequenos.

Entrada do Museu   

Espaço Infantil

Entrada do Museu (14 de Maio)    Espaço Infantil (14 de Maio) 


Dia Internacional dos Museus
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Museu Quinta das Cruzes, que permaneceu aberto ininterruptamente das 10h00 às 17h30, realizou actividades vocacionadas para o público escolar, focadas na temática central Museus e Memória, e também organizou visitas guiadas, para o público em geral. Neste dia o museu contou com um total de 393 visitantes.
As actividades educativas desenvolvidas pelos técnicos do museu, “Desenhando recordações…” e “Vem escrever a tua Estória”, visaram criar nas crianças memórias das peças abordadas, e relevaram a importância da perpetuação destes objectos na sua memória, através do enfoque na capacidade criativa destes jovens visitantes que aderiram com entusiasmo ao desafio que lhes foi proposto.

Visita guiada (18 de Maio)    

"Vem Escrever a tua história..."

   "Desenhando recordações..." 
Visita guiada (18 de Maio)     Actividade educativa (18 de Maio)
"Vem escrever a tua história..."
   
  Actividade educativa (18 de Maio)
"Desenhando recordações..."
  


Ainda no âmbito da exploração das colecções e das suas memórias, as visitas guiadas efectuadas ao longo do dia revelaram-se um excelente meio de intercâmbio de histórias, entre visitantes e técnicos do museu, criando-se um interessante ambiente de convívio informal, em que os testemunhos e memórias dos visitantes enriqueceram as visitas.
Face ao interesse das escolas no programa organizado, as actividades educativas realizadas no Dia Internacional dos Museus, prolongaram-se nos dias 19 e 20 seguintes, e contaram com um total de 209 participantes, divididos entre o ensino pré-escolar e o 3.º ciclo.

"Desenhando recordações..."

  

"Desenhando recordações..."

Actividade educativa (19 de Maio)
"Desenhando recordações..."
  
  Actividade educativa (19 de Maio)
"Desenhando recordações..."