Johan-Fredrick Eckersberg
1852
Pintura a óleo sobre tela
Aquisição, 2001
MQC 2314

Johan-Fredrik Eckersberg nasceu em 1822, na Noruega na localidade de Drammen. Por razões de saúde, doença pulmonar, deslocou-se à Madeira em 1852. Havia sido aluno entre 1846-48, em Düsseldorf na Alemanha, de J. W Schrimer, sendo desde sempre notado pelo rigor do seu desenho, e vocação de paisagista. Após a sua estadia na Madeira voltou a Düsseldorf, provavelmente para completar os estudos, entre 1854-55. Regressou à Noruega natal, instalando-se na cidade de Cristiania, onde fundou uma escola de pintura. Morreu em 1870, em Sandviken, perto de Cristiania, onde trabalhara toda a vida.
O álbum de Johan Eckersberg, Dirms in Madeira, foi editado entre 1853 e 1855. É o resultado de uma subscrição pública, que só após acumulação de 200 exemplares seria publicado.
A Casa-Museu Dr. Frederico de Freitas, no Funchal, possui um curioso folheto publicitário de divulgação deste álbum em que se afirma: "A Series of ten views of the Island of Madeira, After paintings in oil by J. F. Eckersberg", e ainda que "It is proposed to publish as soon as two hundred copies shall have been subscribed for". Estes folhetos circularam pela Europa, a fim de se conseguir o número suficiente de subscritores, os afirmados 200. Mais curiosa é a referência, "After paintings in oil". Assim ficamos a saber que as gravuras foram realizadas a partir de pinturas a óleo, que permaneceram até aos dias de hoje desconhecidas. Exemplar da pintura Oitocentista com uma vista da baía de Câmara de Lobos, esta obra deve ter servido de base para a respectiva gravura, datada de 1853-55, e editada no acima referido álbum de Johan Eckersberg, sob o título Kabo Girão. Esta pintura é assim a primeira a ter paradeiro conhecido.
O processo de divulgação do álbum deve ter sido rápido, pela sua pronta edição entre 1853-55, tendo sido dedicado á Rainha Josefina da Noruega e Suécia, com uma lista final de subscritores, que incluía, os Reis de Portugal, a Imperatriz do Brasil, a Princesa de Joinville, os Duque de Saldanha, Terceira, Palmela, ainda os Condes de Carvalhal e Farrôbo, assim como o cônsul de Inglaterra na Madeira, G. Stoddarth, entre muitos outros.
O Kabo Girão é assim o resultado de um contexto europeu de afirmação da natureza como novo critério estético, de um novo conceito para "o belo", que se identificava numa rigorosa discrição do lugar. Eckersberg, apresenta-nos uma paisagem luminosa, cuidando delicadamente valores tímbricos azuis, terras e amarelos. Assim o paisagismo de recorte romântico levará a ideia da natureza como argumento da pintura para a de pretexto pictórico, que tão bem definiram mais tarde os naturalistas de Barbizon.

Francisco António Clode de Sousa