29 de Maio de 2017

Boletim do Museu

O lançamento do Boletim do Museu Quinta das Cruzes foi um importante objectivo que se concretizou e ao qual se pretende dar continuidade, contribuindo para uma maior divulgação do Museu.
Associado às celebrações do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio), o Boletim do Museu Quinta das Cruzes é um meio de proporcionar ao público mais informação sobre a história, colecções e actividades respeitantes às diferentes áreas funcionais do Museu, mas também pretende criar um espaço aberto para todos aqueles que queiram contribuir para a divulgação do nosso património artístico.

  • A divulgação do Boletim do MQC (n.º 9) e do Boletim Infantil (nº 6) procuram assinalar as comemorações do Dia e Noite dos Museus com a divulgação de iniciativas e atividades que visam uma maior abertura e acessibilidade ao museu e às suas coleções.

  • Boletins do Museu
    Na edição deste ano, os Boletins do MQC, abordam as principais atividades realizadas e os resultados alcançados pelo museu com destaque para dois projetos, pela sua singularidade e alcance social: o projeto MQC no Clube K, com o Estabelecimento Prisional do Funchal; e o projeto expositivo Para Além do Olhar, em parceria com a Escola Secundária Francisco Franco.
  • O mais recente número do Boletim do Museu Quinta das Cruzes, na sua sétima publicação, e conforme as edições anteriores, versa sobre a temática seleccionada este ano para as comemorações do Dia Internacional dos Museus, Museus e Memória: os objectos contam a sua história. Assim nesta edição abordam-se histórias sobre algumas peças do museu, reflecte-se sobre a importância da memória de quem visita os museus, e ainda se descrevem algumas das actividades que decorreram recentemente no nosso museu.
  • Na edição n.º 6, o Boletim versa sobre as últimas incorporações, e os novos núcleos expostos, como a sala dedicada aos desenhos do Álbum “Sketches by Emily Geneviève Smith”e a colecção de Glíptica, exposta pela 1.ª vez ao público.
    Neste número, abordam-se também as recentes Obras de Beneficiação que abrangeram toda a Quinta e que vieram beneficiar este espaço, como a criação de acessos a pessoas portadoras de deficiências motoras, e a iluminação de todo o espaço exterior.

  • Tendo por ponto de partida o tema Museus como agentes de mudança social e desenvolvimento, escolhido pelo ICOM para as comemorações do Dia Internacional dos Museus (18 de Maio) em 2008, o n.º 5 do nosso Boletim aborda a caracterização dos públicos que nos visitaram no ano transacto e as actividades desenvolvidas ao longo do ano (exposições, actividades educativas, estágios). Destaque para o lançamento do site do Museu e o texto sobre o pintor alemão Hans Willy Paap.

  • Museus e Património Universal foi o tema escolhido para as comemorações oficiais do Dia Internacional dos Museus, para o ano de 2007. A este propósito, o Museu Quinta das Cruzes associou-se a esta efeméride com a divulgação de mais um número do Boletim, divulgando aspectos do seu percurso ao longo deste último ano, e promovendo um conjunto de iniciativas voltadas para o público jovem e adulto.

  • Neste número do Boletim pretendeu-se salientar o papel dos Coleccionadores de obras de arte. Coincidindo com a exposição temporária “Um Olhar do Porto: uma colecção de artes decorativas", destacaram-se também César Filipe Gomes e João Wetzler, cujas colecções são a base do espólio do Museu Quinta das Cruzes.

  • Nesta edição destaca-se a colecção de Cerâmica do Museu, abrindo espaço à participação de colaboradores fora da Instituição, bem como o destaque para algumas actividades que foram desenvolvidas ao longo do ano.

     

  • Dedicado à Colecção de Escultura, destaca-se um dos aspectos mais importantes deste núcleo - a interligação existente entre estas peças e a história da Ilha da Madeira.

  • No seu 10º aniversário, os novos boletins do MQC incidem sobre as coleções e a sua divulgação. Aqui pode entrar em contacto com o trabalho desenvolvido no MQC no ano de 2013 e espreitar as novidades para 2014.